(Imagem de Nossa Senhora da Conceição) |
“Tu, ó Maria, brilhas mais que o sol, e sob teu manto resplandecem as estrelas dos teus méritos e virtudes.” — São João Damasceno.
Maria Santíssima, cheia de graça, sempre carregou sobre si as estrelas divinas que nunca deixaram de brilhar. Seu manto é como um céu estrelado, onde ela, como a lua, traz astros luminosos que exaltam sua beleza e virtudes.
Há 90 anos, exatamente em 15 de agosto de 1935, chegou a Lajes a Sacrossanta imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, um vulto sagrado cujo olhar atravessa gerações e enche de alegria o coração dos fiéis. São Bernardo de Claraval disse: “Ao contemplar Maria, não há coração que não se inflame de amor, porque nela tudo é belo.”
A beleza da imagem transcende e reflete nas estrelas de seu manto azul, que nunca deixaram de transbordar a luz da Virgem. Após restaurações recentes, novas estrelas foram acrescentadas, mas as estrelas originais permanecem visíveis em alguns pontos do manto, símbolo da continuidade das graças que Maria derrama por sua materna intercessão.
Mesmo tendo chegado a Lajes há apenas 90 anos, a divina imagem já havia escolhido nosso altar como seu trono. Como afirma São Luís Maria Grignion de Montfort: “A quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria.”
Que a Virgem Santíssima, a “Stella Matutina”, seja este farol cintilante que nos apresenta a seu Divino Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. (João Anselmo, Livreto da Imaculada 2025, p. 51)