O Pe. Alexsandro Lopes da Costa, nasceu na Cidade de Goianinha no Rio Grande do Norte, tendo como progenitores o Sr. Edson Ferreira da Costa e Maria dos Prazeres Lopes Carvalho. Batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, no dia 25 de outubro de 1997, teve como padrinhos de batismo o Padre Armando de Paiva e a Sra. Cícera Paiva. Quando criança teve uma infância normal, mas desde cedo mostrou seu amor por tudo aquilo que dizia respeito a Igreja. Em 2004 fez a primeira comunhão e no mesmo ano entrou no grupo de coroinhas da Paróquia. Membro mais jovem do Apostolado da Oração da história da Paróquia de Goianinha, sempre se colocou à disposição do padre, e buscou ajudar naquilo que lhe era possível. Sua vocação tem raízes em sua comunidade, o bairro do novo paraíso que é testemunha da sua vocação. Em Goianinha o Diácono exerceu as seguintes funções: coordenador do grupo de coroinhas; membro do ministério de música; Catequista e Sacristão da Igreja Matriz. No ano de 2015 iniciou os encontros vocacionais no Seminário de São Pedro, e em 30 de janeiro de 2016 ingressou no Seminário de São Pedro para o curso propedêutico, em Emaús Parnamirim. Ao ingressar no Seminário Maior, na Av. campo Sales, Natal, iniciou o curso de Filosofia na Faculdade Claretiano, concluindo no ano 2019.
Em 2020, iniciou o curso de teologia, no Seminário de São Pedro, concluindo-o no ano de 2023, quando apresentou seu artigo de conclusão com o seguinte tema: “A Virgem Maria no mistério da Redenção”. Durante seus anos de seminário ele exerceu seus trabalhos pastorais nas seguintes paróquias: Paróquia de Santo Antão Abade, na Cidade de São Bento do Norte; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Cidade de São Tomé, onde por quase quatro anos, pôde contribuir. No dia 03 de maio de 2023, foi ordenado diácono, pelas mãos do então Arcebispo de Natal, Dom Jaime Viera Rocha, e foi nomeado como auxiliar de cura, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Serra Caiada, onde permanece seu ministério diaconal, contribuindo com a evangelização daquela porção do povo de Deus.
No dia 06 de junho de 2024, foi fazer uma experiência missionária na Paróquia de Senhora Sant’Ana na Cidade de Ipirá, Bahia, na Diocese de Ruy Barbosa, onde permaneceu até de 16 de dezembro do mesmo ano.
No dia 3 de fevereiro de 2025, por meio da imposição das mãos e da oração consacratória, o então diácono Alexsandro Lopes da Costa foi ordenado sacerdote para o serviço da Igreja de Cristo, a Igreja Santa, Católica e Apostólica. O Reverendíssimo Padre Alexsandro escolheu como lema de seu sacerdócio a expressão latina “Totus Tuus Mariae” – “Todo Teu, Maria” –, refletindo sua consagração especial à Virgem Maria. Em 23 de fevereiro de 2025, foi designado para sua primeira missão paroquial, assumindo o cargo de Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Lajes, Rio Grande do Norte. Onde, exercerá suas funções em colaboração com o Diácono Permanente Josélio Lopes, o Reverendíssimo Padre Francisco Hérmeson Câmara (também Vigário Paroquial) e o Reverendíssimo Padre Francisco de Assis da Silva, Pároco da referida comunidade.