(Fotografia da Equipe da Pascom de Lajes) |
Em 2003, a pastoral da comunicação de Lajes surgia através de alguns jovens que participava do grupo de jovens da Igreja chamado JUMIC (Juventude Missionária Integrada a Cristo). Os jovens sentiram que a Igreja deveria ter um setor de comunicação, e logo começaram a participar de reuniões relativas a este setor com o grupo da Pascom da Arquidiocese de Natal. Na época, Robson Silva de Oliveira (Robson Cabugi) já trabalhava como agente da Pascom na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Belém/PA e foi um dos fundadores deste grupo pastoral. Ele muito contribuiu e compartilhou seus conhecimentos com os demais membros da Pascom de Lajes. O Padre Ailson Bezerra do Nascimento deu seu total apoio à criação da Pascom.
O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, deve a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)
Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam:
1. colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2. promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3. capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4. favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5. envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja
6. desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
Este Blog é mantido pelos agentes da Pastoral da Comunicação de Lajes. Qualquer crítica, acompanhada de sugestão para a melhoria do trabalho, pode ser encaminhada ao seguinte e-mail: pascom.lajes@gmail.com