NOVOS TEMPOS: Instituto Pio X

Missa de Copo presente de Pe. Vicente
Foto: Blog do Cicero Lajes.
                           
Em junho de 1992, o Pio X decretou luto oficial: morria Padre Vicente, após 39 anos como diretor do Instituto.

Enterro do Pe. Vicente
Foto: Blog do Cicero Lajes.

Foi um momento de imenso pesar e dúvidas quanto ao futuro dessa instituição.
Um mês depois, chegou a Lajes seu novo pároco e consequentemente o novo diretor do Instituto: Padre Edilson Soares Nobre.

Pe. Edilson

Neste período de saudades de Padre Vicente, e da adaptação do novo diretor, o Instituto foi se organizando.

A gestão de Padre Edilson foi marcada por intensos trabalhos de melhorias para o Pio X, tato na parte física, como para o seu corpo docente. Um vento de modernização soprou no Instituto.

Uma outra característica desta nova fase foi o sistemático incentivo à prática de esportes, levando o colégio a participar e sair vencedor em diversos eventos esportivos da região.

Após 6 anos à frente do Instituto, Padre Edilson, já bastante querido por todos os funcionários e alunos da casa, foi transferido para a Paróquia de Macau.

Para substituí-lo, chegou a Lajes aquele que seria o quarto diretor do Pio X: Padre Antônio Gomes da Silva.

Pe. Antônio Gomes

Iniciou-se um novo período de adaptação e muito trabalho. Padre Antônio esteve à frente de importantes reformas e melhorias na estrutura física do Instituto, sem essas mudanças, talvez o colégio enfrentasse sérias dificuldades para se manter em funcionamento.

Uma outra inovação na gestão de Padre Antônio foi a reabertura do ginásio, fechado a muitos anos. Ele implantou ainda, um novo sistema na cantina do colégio, que até então era arredondada, passando esta a ter um funcionário contratado pelo colégio e seus lucros revertidos para a própria instituição.

Após dois anos de trabalho, Padre Antônio foi chamado pela Igreja, para estudar em Roma, deixando o Instituto e a Paróquia de Lajes.

A cidade recebeu então, em agosto de 2000, seu novo pároco: Padre Ailson Bezerra do Nascimento. Que na mesma época, assumiu também a direção do Instituto.

Pe. Ailson

No entanto, ocupado com seus afazeres na Paróquia, Padre Ailson, após um ano de trabalho afastou-se gradualmente das atividades do Pio X. E como consequência da inadimplência crescente, o Instituto entrou em crise.

O ginásio foi novamente fechado, por falta de verba para mantê-lo em funcionamento. Muitos pais deixaram de comparecer às reuniões de pais e mestre convocadas pelo colégio, o salário dos professores e funcionários começou a atrasar.

Em maio de 2003, Padre Ailson fez uma carta de renúncia, que foi mostrada à coordenação do Instituto, mas somente entregue oficialmente no final do ano letivo.

Conforme cópia a seguir:

Lajes, 13 de maio de 2003.

Aos que fazem o Instituto Pio X, Vice diretora, funcionários, alunos, pais.

Visando o melhor para esta Instituição, procurando evidenciar na prática o que rege o Estatuto do Instituto Pio X, pelo qual compete ao pároco assumir a direção da Instituição de ensino em conformidade com o Art 7º I e II do estatuto em questão que rege como atribuições do Diretor organizar, coordenar, acompanhar, avaliar, promover a integração escola-comunidade, sentindo-me "por fora" da caminhada educacional do Instituto Pio X. Venho por meio deste documento comunicar a todos os que fazem esta instituição, o meu afastamento do cargo de diretor, pois se não tenho condições de assumir como diz algumas pessoas, seria incoerência minha continuar no exercício do cargo; como determina o referido estatuto, que rege também que o pároco pode indicar alguém de sua confiança para assumir o referido cargo. 

Assim sendo, quero por meio deste documento indicar os nomes das professoras: Maria da Conceição Oliveira e Silva ou Aldeiza Bezerra para que uma das duas possa assumir o cargo proposto, me colocando à disposição do Instituto para qualquer eventual necessidade, pois são pessoas que considero como da minha inteira confiança. 

Na esperança de podermos vivenciar melhor dias no andamento das atividades educacionais desta instituição de ensino, com a mesma convicção de que "sei em que acreditei", desejo a todos muita paz e alegria e peço ao bom Deus que ilumine a cada dia os passos de todos os que procurarem fazer a diferença do educar com qualidade, tendo em vista a educação para vida do ser humano no mundo de hoje. 

Com um fraternal abraço, 

Pe. Ailson Bezerra do Nascimento

Na última reunião do ano com os pais dos alunos, essa carta foi lida deixando os pais a par da real situação. Neste documento, o padre indica o nome de duas pessoas para substituí-lo, Maria da Conceição Oliveira e Silva ou Aldeíza Bezerra. A coordenação do Instituto juntamente com seus professores e às duas pessoas indicadas decidiu que a direção seria assumida por Maria da Conceição Oliveira e Silva.

Pela primeira vez em quase 53 anos de existência, o Pio X recebe para o cargo de direção uma pessoa que não é o pároco da cidade.

O Instituto vinha se mantendo graças à persistência e boa vontade de seus professores e funcionários, que continuavam com seus salários atrasados desde o ano anterior, e sem muitas perspectivas de quando este quadro se normalizaria.



Fonte: TAVARES, Deise; PEREIRA, Evaneide Lúcia. Instituto Pio X: Meio século de sonhos, personagens e reminiscências. Natal/RN: Gráfica e Editora Fabigráfica - Natal/RN, 2004.

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال