NETINHA CORTÊS: personagens históricos.

 

Francisca Francinete Cortês (Netinha Cortês)

Se há alguém a quem o Instituto Pio X muito deve, essa pessoa chama-se Francisca Francinete Cortês, ou simplesmente Netinha.

Sua figura é algo indissociável desta instituição. Sua postura ereta e clássica, sua austeridade, sua decisões firmes e corretas sustentaram e sustentam um dos mais fortes olhares que mantêm de pé este colégio.

Netinha esteve no Instituto desde 1959, são mais de 45 anos de dedicação, amor, suor, lágrimas e sorrisos. Foi testemunha ocular dos principais acontecimentos, dos momentos gloriosos e difíceis, das festas, das trocas de diretores, das idas e vindas de alunos.

Ensinou Ciências e Português no saudoso Ginásio Comercial, depois foi professora de turmas do primário, foi secretária, assumiu a vice-direção, e tesoureira. Sabe tudo sobre o Instituto, conhecia as crianças pelo nome, sua imagem séria e de pouco riso não as afasta.

O que dizer de uma criatura que se dedicou a vida inteira a uma instituição, não por dinheiro ou por status, mas por atenção, por zelo, por amor. Trabalhou voluntariamente, não recebia salário por seus serviços. Essa é uma informação que choca o nosso pensamento consumista e capitalista. Somente um ser muito nobre, abre mão de seu salário ao ver o lugar onde trabalha em crise.

Dizem que carinho não se agradece, mas o que dizer diante de tão grande demonstração de amor?

Dizer só obrigado é muito pouco.

Mas não há outra palavra para demostrar a gratidão de todos que fizeram e fazem o Pio X por tudo o que fez ao longo desses anos. Especialmente pelo seu exemplo de humildade, mansidão, honestidade e grandeza.




Fonte: TAVARES, Deise; PEREIRA, Evaneide Lúcia. Instituto Pio X: Meio século de sonhos, personagens e reminiscências. Natal/RN: Gráfica e Editora Fabigráfica - Natal/RN, 2004.

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال