>> Filho da Terra << | Pe. Marcos Rodrigues da Silva

 


(Fotografia do Pe. Marcos Rodrigues da Silva)
Padre nascido em terras lajenses

Padre Marcos Rodrigues da Silva, é natural de Lajes do Cabugi/RN, nasceu no dia 06 de junho de 1987, na cidade de Natal–RN. Filho de Marileide da Silva Rodrigues e Francisco de Oliveira Ferreira Costa, sendo o primeiro filho de 3 (três).

Iniciou seus estudos na Escola Municipal Manoel Martins, localizada na Fazenda Cabugi, em Lajes–RN. Concluiu o ensino fundamental nas escolas Marta Bezerra e Eloy de Souza, em Lajes, e Antônio Severiano, em Natal. Finalizou sua trajetória acadêmica ao concluir o ensino médio na Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no Conjunto Pirangi, em Natal–RN.

Foi batizado em 7 de dezembro de 1991, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes–RN, pelo então pároco Monsenhor Vicente de Paula da Costa Vasconcelos. Sua primeira Eucaristia ocorreu no dia 8 de dezembro de 1998, na mesma paróquia, celebrada pelo Pe. Antônio Gomes da Silva.

Em 2000, ao mudar-se para Natal, iniciou sua preparação para o sacramento da Crisma na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim, Parnamirim–RN. No dia 6 de dezembro de 2003, recebeu o sacramento da Crisma, ministrado por Dom Heitor de Araújo Sales.

Nesta paróquia, desenvolveu diversas atividades pastorais, atuando na Renovação Carismática Católica (RCC), nos ministérios de música e na Pastoral da Música, que coordenou por quatro anos. Também participou do Encontro de Jovens Amigos de Cristo (EJAC), na Paróquia de São Francisco de Assis, em Cidade Satélite, em Natal–RN.

Em 2012, começaram os questionamentos sobre sua vocação sacerdotal. No ano seguinte, em 2013, iniciou o acompanhamento vocacional pela Pastoral Vocacional do Seminário de São Pedro, sob a orientação do Pe. João Batista Chaves da Rocha, então pároco. No dia 8 de dezembro de 2013, recebeu o anúncio de seu ingresso no seminário, comunicado pelo reitor da época, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega.

Em 17 de janeiro de 2014, ingressou no Seminário Arquidiocesano de Natal, onde iniciou sua formação propedêutica, residindo na comunidade de Emaús. Após concluir essa etapa em 2015, foi encaminhado ao Seminário Maior de Campos Sales para cursar Filosofia, curso que concluiu em 2017, formando-se oficialmente em 2018. No mesmo ano, deu início aos estudos em Teologia, concluídos em 2022.

Entre 2016 e 2019, com grande dedicação, atuou no Serviço de Animação Vocacional (SAV) Arquidiocesano e na Pastoral Vocacional do Seminário de São Pedro. Em 2020, contribuiu na Cúria Metropolitana, trabalhando no setor de Patrimônio e no Gabinete do Arcebispo. Durante os anos de 2021 e 2022, desempenhou suas atividades pastorais na Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação.

Padre Marcos Rodrigues foi admitido às ordens sacras em 26 de novembro de 2018. Recebeu o leitorato em 3 de dezembro de 2021 e o acolitato em 17 de dezembro de 2021, ambos conferidos por Sua Excelência Reverendíssima Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 11 de outubro de 2022, durante a comemoração dos 60 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, foi comunicado sobre sua ordenação diaconal, anunciada pelo Reitor, Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento. A ordenação diaconal foi marcada para 12 de dezembro de 2022, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.

Em seu exercício ministerial no primeiro grau da ordem, Padre Marcos Rodrigues realizou seu estágio diaconal como secretário de Sua Excelência Reverendíssima Dom Jaime Vieira Rocha. Nessa função, ele colaborou diretamente com as atividades pastorais e administrativas da Arquidiocese, contribuindo com zelo e dedicação para o bom andamento dos trabalhos sob a orientação do Arcebispo.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 12 de abril de 2023, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal–RN, pelas mãos do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.


Foto: Arquidiocese de Natal
Ordenação Sacerdotal

Em 24 de abril de 2023, Pe. Marcos Rodrigues celebrou sua primeira missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim. Posteriormente, em 30 de maio de 2023, ele teve a alegria de celebrar sua primeira missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Lajes. Esses momentos foram marcantes, tanto para sua jornada espiritual quanto para a comunidade, que o acolheu com imenso carinho.

Atualmente, Pe. Marcos Rodrigues exerce o cargo de vigário paroquial na Paróquia da Catedral e atua como diretor espiritual arquidiocesano do movimento Segue-me, contribuindo ativamente para a formação e orientação espiritual dos fiéis.

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال