A palavra altar é derivada do latim altare, que significa altar elevado, ou seja, uma estrutura elevada. O termo se refere ao lugar em uma igreja cristã onde se celebra os sacrifícios. O altar cristão, com sua cruz e suas velas, representa a presença e a liderança contínua de Cristo, como se vê nas visões do Apocalipse. (BISHOP, 1918, p, 20).
Durante esse tempo, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes, passou por algumas alterações em seu altar.
![]() |
| Foto cedida por: Flaudenizia |
No altar estavam entronizadas as imagens, ao centro estava Nossa Senhora da Conceição, ao lado direito estava São João Bosco e ao lado esquerdo estava Santa Terezinha, em ambos os degraus do altar-mor eram enfeitados com muitas flores e um conjunto de castiçais.
Um castiçal é um utensílio feito de vários materiais, geralmente metal ou porcelana com uma base e uma boquilha para segurar uma vela. É usado como um símbolo de testemunho em contextos religiosos. A luz também é usada neste sentido ("Vós sois a luz do mundo" Mt 5,14).
Ainda é possível observar na imagem acima o local onde ficava o Sacrário e, acima, o Ostensório.
A estrutura arquitetônica que guardou o altar-mor passou por alterações ocorridas durante sua história.
Primeira remodelação
![]() |
| Foto cedida por: Flaudenizia |
Sob a administração do Padre Vicente de Paula ocorreu a primeira remodelação do altar da Matriz. O antigo altar-mor foi removido e substituído por uma longa cortina vermelha, ao centro, foi afixada um grande Crucifixo, todo esculpido minuciosamente e nas laterais, dois grande pilares foram colocados, do lado direto foi entronizada a imagem de Nossa Senhora da Conceição e no lado esquerdo foi entronizada a imagem de São José. Tempos depois foi inserida a mesa do altar.
Segunda remodelação
Terceira remodelação
Sob a administração do padre Raimundo Renato da Rocha Ciríaco, foi iniciado o resgate da história trazendo o uso da cortina vermelha e a permanência do crucifixo, em homenagem ao sacerdote que mais tempo passou à frente da paróquia e sendo ele o representante de todos os padres que já passaram pela paróquia de Lajes, Pe. Mons. Vicente de Paula, houve também o resgate do altar-mor que remete o primeiro estilo de altar que foi utilizado no seu início. A mesa do altar e o ambão do lado esquerdo ganharam uma belíssima decoração.
Fotos utilizadas:









